quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Futebol Americano- Posições , Objetivos e Regras (Parte 3)

      Agora na terceira parte do básico para entender como funciona o futebol americano , vamos citar os participantes dos times especiais , e ainda falaremos sobre a pontuação do jogo. Sem mais delongas vamos direto a parte dos times especiais:

Punter(P) :O punter é o jogador que  recebe a bola da linha ofensiva assim como o QB porém ele chuta a bola , o que é o punt , quando ele ocorre e para que serve? Falaremos para vocês no post sobre a funcionalidade do jogo em si. Mas mesmo assim para tirar dúvidas aqui está um vídeo de um punt.

                                               ( ele ocorre aos 1,36 minutos no vídeo)

Kicker(K) : Ele é o jogador que bate os Kickoffs , Field Goals e os Extra Points. Diferente o punter ele é uma posição específica no jogo e é necessário um jogador único para essa função não podendo ser qualquer um das linhas defensivas nem ofensivas.

Punt Returner(PR) : O jogador da equipe que está defendendo o punt do adversário que  se posiciona para pegar a bola e retornar com ela pelo campo após o punt . Pode ser assim com o Punter qualquer jogador do time , normalmente é um dos mais rápidos (wide receivers , running backs...).

Kick Returner(KR) : A mesmo função e definição do PR porém seu trabalho é retornar os Kickoffs da equipe adversária.

      Essas são as posições específicas que ocorrem ao longo de um jogo de futebol americano , agora que você já sabe resumidamente o que cada posição faz vamos nos aprofundar mais no jogo em si. Muitas pessoas  reconhecem o nome Touchdown e o associam ao o futebol americano.Realmente o touchdown é como se fosse o "gol" do futebol americano porém diferente do futebol a outras maneiras tirando o touchdown de pontuar e seus valores se diferenciam.

Touchdown: O jogador do ataque recebe a bola ou corre com ela até chegar na endzone adversária. Ele tem o valor de 6 pontos no placar.



Extra Point: Logo após o touchdown a equipe que ataca ela tem duas opções , uma delas é chutar o extra point que é um chute que sai da linha de 2 jards  por entre as traves que se localizam na endzone como se fosse um Field Goal , e ele vale apenas 1 ponto.




Conversão de 2 pontos (popular Mini-touchdown): O time que fez o touchdown ao invés de chutar o extra point vai para uma jogada normal , se o time que ataca fizer o "touchdown" nesse caso ele vai contar apenas 2 pontos e também é iniciado a partir da linha de 2 jardas do lado da equipe que defende.

 ( essa conversão não começou da linha de 2 jardas porque não é um jogo da NFL , lembrando que estamos usando para a explicação as regras da NFL)
                                         


Field Goal: O time que ataca  pode tentar chutar o field goal  por entre as traves que se localizam na endzone , ele vale 3 pontos e a jogada de ataque acaba ai, sem extra point ou conversão de dois pontos. Se a equipe que bater o field gol errar , a equipe que defende começará atacando na linha em que foi chutado.




Safety Touch: Vamos usar uma situação para explicar o safety touch , o time que ataca começa o jogo da linha de 1 jarda por exemplo de seu campo. Se na jogada de ataque algum jogador que tiver a bola do time que ataca for derrubado na sua endzone o time que está defendendo marca  2 pontos. O vídeo com uma dessas situações é a melhor maneira de explicar.


      O post foi longo devido aos vídeos mas como eles servem de grande auxilio devo utiliza-los mais vezes nos próximos post. Lembrando que na próxima postagem minha sobre o futebol americano vamos entrar na funcionalidade do jogo em seu decorrer e da linguagem utilizada na partida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário